sábado, 20 de abril de 2013

O livro Em nome dos pais (Richarde Guerra – Priscila Guerra) da Igreja Batista da Lagoinha mostra como o relacionamento com os pais se revela no tratamento que um cônjuge terá com o outro no casamento.

Sinopse do livro Em nome dos pais

Certa vez vi um filme italiano muito antigo chamado ‘Parente é serpente’. A história gira em torno da festa de Natal de uma grande família, todos se encontram uma vez por ano para esse congraçamento. Há certa altura do banquete a matriarca da família pede a fala e diz que seu marido está muito doente e precisa de melhores cuidados, portanto, um dos filhos teria que acolher os dois em casa. Começa então uma grande briga entre os filhos para ver quem ficará com os pais, as piores coisas de cada um são expostas e no fim eles chegam a um inusitado acordo: ‘matar os pais’.
Talvez você tenha se horrorizado com essa história, mas muitos de nós temos feito o mesmo, legando aos pais um papel cada vez menos importante em nossas vidas. Eles que muitas vezes abdicaram de tantas coisas na vida para nos dar sustento, conforto e educação, não têm o mesmo cuidado por nossa parte quando já estamos em condições para fazê-lo.
O namoro e o casamento são importantes para fazer esse tipo de análise, pois são momentos em que situações como essa ficam bem evidentes. Muito do que somos veio da convivência com eles. É importante entendermos como cuidamos de nossos pais e como nosso companheiro no namoro cuida de seus pais, pois o nosso tratamento no casamento será muito parecido.
Neste livro buscamos, singelamente, apontar caminhos para que essa relação pais-namoro-casamento seja harmônica, abençoada e vitoriosa.”
 
 
Tema ministrado no quinto dia de curso.
Em breve o vídeo
O livro Vamos falar sobre sexo (Priscila Guerra – Richarde Guerra) da Igreja Batista da Lagoinha mostra o que a Palavra de Deus diz sobre sexo e sexualidade.

Sinopse do livro Vamos falar sobre sexo

“Hoje em dia somos bombardeados por todo tipo de estímulos na área sexual. Observando essa realidade, recordo-me que toda manhã tomava café em uma padaria que na fila do caixa expunha revistas pornográficas.
Era um constrangimento. Após algumas reclamações resolveram tampar as revistas. Você abre a internet para ler um e-mail e logo aparece um banner apelativo ou de forte conotação sexual. Novelas, filmes e livros têm tratado do assunto de forma explícita e indiscriminada. As crianças cada vez mais cedo são iniciadas no assunto por essas mídias, pelos colegas e até pelas escolas.
E a igreja, como deve agir diante de tudo isso? O nosso papel é informar e ensinar o que a Palavra de Deus prega a respeito do assunto, responder questões que têm atormentado a vida de nossos jovens e adolescentes, e, principalmente, mostrar o caminho certo para que estabeleçam relações saudáveis. Neste livro, procuramos trazer não uma visão pessoal, mas uma perspectiva bíblica a respeito do assunto com o objetivo de lhe ajudar a compreendê-lo na visão de Cristo e também para que possa ensinar a seus filhos e amigos. Nossa oração é para que Deus fale profundamente ao seu coração e o desafie a ter um relacionamento saudável que agrade a Ele".
Boa leitura!
 
 
Tema ministrado no quarto dia de curso.
Em breve o vídeo

sexta-feira, 5 de abril de 2013

O livro Atitudes que fazem a diferença (Priscila Guerra – Richarde Guerra) da Igreja Batista da Lagoinha trata sobre diversas questões sobre o namoro, paixão e amor, além de conselhos para os namorados.

Sinopse do livro Atitudes que fazem a diferença

“Segundo Henry Could e John Tousend no livro ‘Limites no casamento’ existem alguns itens muito importantes
que devemos valorizar no relacionamento:
1 – Primeiramente a Deus
2 – Amar o (a) companheiro (a)
3 – Sinceridade
4 – Fidelidade
5 – Compaixão e perdão
6- Santidade.
Se esforce e cultive o jardim em vez de só exigir a fruta! Lute contra qualquer característica que você ou
ela tenham, que possa levar à destruição desse amor. Há dois tipos de pessoas no mundo: as que pensam
no que querem e vivem desejando sem nunca conseguir, e as que pensam mais no que é preciso para
conseguir o objetivo. As últimas cumprem a sua parte, esperam a recompensa, fazem sacrifícios e, no fim, são compensadas por seus esforços. Qual delas você quer ser?
Neste livro traremos questões que mexem com o pensamento de cada um na relação e definem quais atitudes irão definir o comportamento do mesmo.”



Tema ministrado no terceiro dia de curso.