sábado, 27 de fevereiro de 2010

Atenção: Próximo bate-papo dos namorados!



Dia 06/03, às 17h30, no Salão dos Diáconos, à Rua Joazeiro, 29, São Cristóvão.

Tema: O NAMORO E A BATALHA ESPIRITUAL.

Você não pode perder!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

NÃO DEVEMOS FAZER ACEPÇÃO DE NOSSO(NOSSA) COMPANHEIRO(A):

ESTUDO DE CÉLULA - PARTE II

NÃO DEVEMOS FAZER ACEPÇÃO DE NOSSO(NOSSA) COMPANHEIRO(A):
Tiago 2:1

Tiago nos mostra nesse texto que todos somos iguais. Existe no relacionamento às vezes uma competição entre o casal. O mundo acaba impondo esse espírito de que sempre temos que ser melhor que o outro e isso já entrou terrivelmente nos namoros e casamentos.

É importante descobrirmos o nosso papel em uma relação, mais que isso, é importante haver acordo entre o os dois em relação a isso. É muito triste quando menosprezamos o(a) nosso(nossa) companheiro(a) e pior ainda, quando isso acontece na frente de outras pessoas (é até falta de respeito a essa pessoa).

Procure valorizar o seu parceiro ou parceira, incentivá-lo, vibrar com suas vitórias, participar de seus sonhos, mesmo que não sejam os seus sonhos, vitórias e projetos. Não devemos ceder à tentação de nossas expectativas serem mais importantes que a do nosso parceiro muito menos que somos mais importantes.

Devemos buscar a isonomia, definir juntos as prioridades a respeito do desejo de cada um e lutar numa só força para que esse se realize. Lembres-se que fazer acepção de alguém é pecado (Tg 2:8 e 9), Deus nos encoraja sempre a prover o outro de amor e não de julgamentos e comparações. É seu papel ser o maior incentivador da pessoa amada.

::Por Pr. Richarde Guerra.
richarde.guerra@lagoinha.com

sábado, 6 de fevereiro de 2010

COMUNICAÇÃO NO NAMORO (PARTE I)


Em nosso contato sistemático acompanhando namorados, percebemos que existem duas áreas que o diabo tem mais investido para destruir o relacionamento: a área sexual e a área da comunicação. Ano passado tratamos um pouco do primeiro aspecto em alguns bate papos e será tema no congresso do avivamento no carnaval. Por essa razão sentimos que era o momento de retomar o tema comunicação entre os jovens afim de aperfeiçoa-los nesse importante aspecto do namoro.

Quantas vezes você já não teve a impressão de não ser entendido por seu parceiro ou parceira. Fala uma coisa, ele (ela) entende outra. É desgastante e frustrante perceber que não há clareza de entendimento sobre sentimentos, anseios e ideias. Isso ocorre porque muitas vezes queremos ou achamos que o outro se comunica como nós, ou que deveria ser assim. Na verdade as pessoas são diferentes e têm formas de comunicar diferentes. O que nos falta, às vezes, é sair da zona de conforto e tentar descobrir o idioma do outro, tentar entender o que de fato o outro está querendo dizer e assim evitar constrangimentos e brigas desnecessárias. Vão aí algumas dicas para vencer esse desafio:

•Escute mais, preste atenção no que o outro está dizendo.
•Busque expressar para o outro o que você está sentido quando ele fala de determinado assunto e de determinada forma que o ofende.
•Não cobre nem tente ficar adivinhando o que o outro está pensando; no começo pode não parecer tão romântico, mas é mais seguro você falar detalhadamente o que você gosta e o que você não gosta na dinâmica do relacionamento.
•Seja franco, transparente, mesmo que isso às vezes seja doloroso. Mas não confunda franqueza com falta de educação ou arrogância.
•Conversem muito. Existem casais que ficam só beijando, abraçando e consequentemente caindo em pecado. Reserve boa parte do tempo para diálogo, só assim você entenderá como funciona a cabeça do seu (sua) namorado (a).

Com um pouco de disciplina e perseverança vocês poderão estabelecer um ótimo nível de comunicação e terão assim um namoro saudável. No próximo bate papo trataremos um pouco mais desse assunto.

:: Por: Pr. Richarde Guerra e Priscila Guerra

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Contato físico no namoro

Um dos temas mais polêmicos no namoro tem sido como deve ser o contato físico entre o casal. Essa questão tem trazido tantos problemas que muitos casais optam por simplesmente abdicar de qualquer contato físico afim de não correrem riscos. Essa atitude, que num primeiro momento parece ser bem segura, pode trazer sérios problemas depois para a relação. O que precisamos aprender é até onde podemos ir sem cometer pecado.

O maior inimigo no contato físico é a defraudação. Essa palavra aparece como pecado específico em 1 Ts 4.6, nesse texto, inclusive, refere-se a mesma com conotação sexual, e Paulo desafia os crentes à santidade. Defraudar é promover em uma pessoa um desejo que você não pode satisfazer. No caso do namoro, por exemplo, ocorre quando o rapaz ao acariciar demasiadamente sua namorada, deixa-a excitada, como ambos não podem consumar o ato sexual, ocorre à defraudação. Da mesma forma uma jovem usando uma roupa sensual pode excitar sexualmente o rapaz, cometendo o mesmo pecado. Existem beijos e abraços que não combinam com um namoro santo. Você conhece o seu limite, avise ao seu namorado, se não sabe, procure descobrilo antes de se aventurar nessa área. Se beijar o leva a pecar, não beije, se abraçar o leva a pecar, não abrace, agora se pegar na mão da sua namorada ou do seu namorado o leva a pecar, o melhor a fazer é ir a um psicólogo, pois você tem algum problema. O mundo pressiona rapazes e moças a ter um namoro carnal, sexual, nós, cristãos, somos taxados de antiquados, puritanos ou até “maricas”. No entanto, uma relação com sexo e defraudação tem destruído os sentimentos e promovido somente dor e insegurança. É claro que é um grande desafio vencer essa área, mas é plenamente possível, se o casal buscar no Espírito Santo.

O pastor Levi Espínola no Livro, “Perigo Defraudação”, da editora Profetizando Vida, dá algumas dicas para conduzir bem essa área: Evitar namorar todos os dias. Não namorem por muitas horas sozinhos. Não namorem em lugares ermos. Não fiquem a sós na casa um do outro. Não namorem sem antes orar; estudem a Bíblia juntos e estejam sempre em ministério e célula. Evite roupas provocantes. Como diz o ditado “a situação faz o ladrão”, portanto, vigiem para que o pecado da defraudação não destrua o relacionamento de vocês!

Bate-papo com os Namorados
Não deixem de participar do primeiro bate-papo dos namorados do ano. Será no próximo sábado, 6/02, no Salão dos Diáconos, à rua Joazeiro, 29, a partir das 17h30, venha e traga casais de namorados amigos. O tema será:Comunicação no namoro. Como está o falar e o ouvir em seu relacionamento? Esta tem sido uma área de grande desafio nos relacionamentos e é sempre requisitada em nossos
bate-papos. Participe!

:: Por Pr. Richarde e Priscila Guerra
Pastores da Mocidade Lagoinha
Informações: (31) 8489-3057 ou richarde.guerra@lagoinha.com