sábado, 6 de fevereiro de 2010

COMUNICAÇÃO NO NAMORO (PARTE I)


Em nosso contato sistemático acompanhando namorados, percebemos que existem duas áreas que o diabo tem mais investido para destruir o relacionamento: a área sexual e a área da comunicação. Ano passado tratamos um pouco do primeiro aspecto em alguns bate papos e será tema no congresso do avivamento no carnaval. Por essa razão sentimos que era o momento de retomar o tema comunicação entre os jovens afim de aperfeiçoa-los nesse importante aspecto do namoro.

Quantas vezes você já não teve a impressão de não ser entendido por seu parceiro ou parceira. Fala uma coisa, ele (ela) entende outra. É desgastante e frustrante perceber que não há clareza de entendimento sobre sentimentos, anseios e ideias. Isso ocorre porque muitas vezes queremos ou achamos que o outro se comunica como nós, ou que deveria ser assim. Na verdade as pessoas são diferentes e têm formas de comunicar diferentes. O que nos falta, às vezes, é sair da zona de conforto e tentar descobrir o idioma do outro, tentar entender o que de fato o outro está querendo dizer e assim evitar constrangimentos e brigas desnecessárias. Vão aí algumas dicas para vencer esse desafio:

•Escute mais, preste atenção no que o outro está dizendo.
•Busque expressar para o outro o que você está sentido quando ele fala de determinado assunto e de determinada forma que o ofende.
•Não cobre nem tente ficar adivinhando o que o outro está pensando; no começo pode não parecer tão romântico, mas é mais seguro você falar detalhadamente o que você gosta e o que você não gosta na dinâmica do relacionamento.
•Seja franco, transparente, mesmo que isso às vezes seja doloroso. Mas não confunda franqueza com falta de educação ou arrogância.
•Conversem muito. Existem casais que ficam só beijando, abraçando e consequentemente caindo em pecado. Reserve boa parte do tempo para diálogo, só assim você entenderá como funciona a cabeça do seu (sua) namorado (a).

Com um pouco de disciplina e perseverança vocês poderão estabelecer um ótimo nível de comunicação e terão assim um namoro saudável. No próximo bate papo trataremos um pouco mais desse assunto.

:: Por: Pr. Richarde Guerra e Priscila Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário