terça-feira, 22 de setembro de 2009

O PERDÃO E O NAMORO

Na vida somos desafiados a lidar a cada dia com nossos limites e também a mudar nossos hábitos e convicções. Nessa experiência do dia a dia nada é mais desafiador e constrangedor que o perdão. Perdoar é absolver de culpa ou de dívida, é abrir mão da justiça própria e dar uma nova chance ao outro.

Na Bíblia quando Jesus faz a oração do Pai Nosso em certa altura ele diz: “Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos aqueles que nos tem ofendido...” (Mt 6 :12) um pouco mais adiante Jesus trás um pouco mais de profundidade a questão: “Por que se perdoardes aos homens de suas ofensas. Também vosso pai celeste vos perdoará; se porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mt 6: 14 e 15). Perceba que aqui se coloca uma condição para se receber o perdão de Deus: nós temos que ser perdoadores primeiro.

Se já é complicado perdoar um estranho, ou alguém distante de nossa convivência, imagine então alguém muito próximo, o namorado ou a namorada. Dizem que a pedra que dói mais é a lançada de perto, isso quer dizer que quanto mais amamos alguém, maior é o poder dessa pessoa de nos machucar ao ofender-nos. Infelizmente muitas vezes o companheiro pisa na bola. E aí, o que fazer?

Perdoar nunca foi esquecer, como muitos dizem, é impossível para o homem esquecer. Mas como dissemos no início é absolvê-lo de culpa. É claro que determinadas ofensas podem gerar o rompimento do namoro, o que não pode é alguém ficar preso por não liberar um perdão. Talvez ao ler esse texto você está brigado ou chateado com o seu (sua) namorado (a), aproveite este momento, o procure, libere perdão. Talvez você o tenha ofendido, abra mão do orgulho e peça perdão. O perdão cura as feridas, nos faz felizes e livres. Por isso desde já pratique o perdão no seu namoro.

“Então Pedro aproximando-se lhe perguntou; Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará conterá mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” (Mt 18:21 e 22)

Por: Pr. Richarde Guerra.


Quer saber mais sobre o assunto? Então não perca o bate-papo dos namorados neste domingo, dia 27/09, às 16h30, no Salão dos Diáconos, à Rua Joazeiro, 29, São Cristóvão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário