quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NO NAMORO

O trabalho é uma realidade muito importante na vida humana. É característica também da vida divina. Cremos num Deus trabalhador, que atua não apenas na criação, mas também na providência, no sustento e na conservação do mundo. Conforme está escrito em Gênesis 3:19 – “Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.”

Nós seres humanos fomos criados para trabalhar. Isto está expresso na Bíblia em Gênesis 1.28, quando Deus deixa a Sua criação aos cuidados do homem, e a nosso serviço. (Gênesis 2.15).

Trabalho é bênção de Deus para o homem e não maldição; nem castigo pelo pecado – pois já existia antes da queda. A Bíblia nos dá uma visão positiva do trabalho, que contrasta com a de outras culturas. É o que se vê na vida de Jesus (o carpinteiro), Paulo (o fazedor de tendas) e Pedro (o pescador), por exemplo.

A vida conjugal, além do amor, depende do trabalho. Isso é uma realidade que não tem como escapar! Não andar ansioso quanto ao comer, beber ou vestir, como ensina Jesus em Mateus 6.25-34, não é estímulo à preguiça, nem significa não ter que trabalhar. A formiga é nosso exemplo! (Provérbios 6:6). Claro, não é saudável ser viciado em trabalho. Ele é um meio de subsistência. Trabalhamos para viver, não vivemos para trabalhar. Mas sem trabalho não há dignidade.

De fato, todas as pessoas precisam trabalhar. Mas, por que trabalhar? Como encarar o trabalho à luz da visão bíblica? Todas as profissões são legítimas para um cristão? Quando o trabalho prejudica um relacionamento?

O casamento implica em responsabilidades, então há necessidade de prever e prover. Estabelecer um lar significa, também, dotá-lo de condições para que a vida a dois, separada dos pais, seja factível. Há, além da habitação, móveis, instalações, objetos diversos que compõem uma casa. Alguém precisa adquirir essas coisas. Depois, há um orçamento doméstico, a compra de comida, de utilidades, de medicamentos, etc. Rapidamente chega o primeiro filho e, então, as despesas sobem assustadoramente. É preciso pensar nessas coisas, pois são reais.

Eu acredito que as questões acima tornam-se relevantes para um casal cristão, uma vez que eles se encontram em meio a um mundo corrompido, pervertido e posto no maligno (I Jo.5:19). Sendo assim, não seria de estranhar que Satanás se preocupasse em “moldar” as circunstâncias de forma a constranger a todos para “aderir” ao seu “mundanismo”, usando a carreira profissional para destruir relacionamentos e principalmente separar o homem de Deus.

Para o cristão, a melhor carreira ou a melhor profissão é aquela que tem a aprovação de Deus e dê oportunidades de testemunho. Se for o mundo que rege o chamado “mercado de trabalho”, para o cristão é Deus quem abre as portas, além das demais coisas que serão por Ele acrescentadas (Mt.6:33).

::Por Sérgio e Aline Souza.
Referências: Bíblia Sagrada e Livro do Pr.Érico Rodolpho Bussinger.


Quer saber mais sobre esse assunto? Então não perca o próximo bate-papo dos namorados! É neste domingo, 09/08, às 16h30, no Salão dos Diáconos - Rua Juazeiro, 29, São Cristóvão.

Contamos com sua presença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário