terça-feira, 31 de agosto de 2010

NAMORO E A INTERNET

Em nossos dias atuais a tecnologia tomou totalmente conta de nossas vidas. Desde a hora em que acordamos até durante o sono ela está presente em nossas ações. A internet é uma ferramenta que cada vez mais faz parte desse admirável mundo novo. Junto com ela surgiram as comunidades virtuais que se intercambiam através dos emails, facebook, orkut e mais recentemente o twiter. O jovem muitas vezes tem a impressão de estar conectado com o mundo, ter muitos amigos, quando na realidade ele está sozinho, na frente do computador.

Procurar pessoas para namorar na internet é perigoso, pois não conhecemos quem está do outro lado. Para cada história bem sucedida de alguém que conheceu outra pessoa e namoro via internet, temos nove que vão desde a pequena decepção a até homicídios.

O homem é um ser social e precisa do contato presencial para se sentir pleno. O mundo virtual para mim é uma grande armadilha de Satanás e do mundo para diminuir a comunhão entre as pessoas, as tornando impessoais em suas relações, inclusive o namoro.

É importante deixar bem claro que não sou contra a internet, mas sim ao seu uso abusivo e substituidor da boa conversa na mesa de uma lanchonete ou no final do culto. Na verdade a troca do real pelo virtual nas relações afetivas tem se demonstrado perigosa e cada vez mais comum entre os jovens, inclusive do meio cristão. Do que nós estamos fugindo na relação? O olho no olho? Do outro descobrir nossas fraquezas e limitações? Do outro não gostar de mim como gosta do meu “avatar” virtual? Seja qual for a razão certamente não é boa.

Portanto vamos nos desplugar um pouco e conhecer as pessoas pelo bom e velho contato real, presencial, preferencialmente em um local santo como nosso eventos e cultos da mocidade.

Pastor Richarde Guerra e Prisicila Guerra
Líderes do ministério de namorados- Mocidade Igreja Batista da Lagoinha


Bate papo dos namorados de setembro, não deixe de participar!
Tema: Check up: Como vai a saúde do seu namoro?
Venha fazer o seu diagnóstico no dia 11/09 ás 17:30hs no Salão dos Diáconos
(R. Joazeiro 28, quase esquina com Pitangui a um quarteirão do templo)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

APLICANDO O NAMORO AO LIVRO DE ECLESIASTES

APLICANDO O NAMORO AO LIVRO DE ECLESIASTES
PARTE 2 – CAP 3 : 1-3
Há tempo para tudo!

Um dos grandes desafios do relacionamento é saber o tempo certo para cada coisa. Qual a hora certa de começar a namorar? Quanto tempo se deve namorar? Qual a hora para cada atitude dentro do namoro? Tem hora para sair e chegar em casa quando se vai namorar? Quando percebemos que o namoro não é de Deus, qual a hora certa para terminar? Qual o tempo entre o namoro e o noivado, noivado e casamento?
A palavra de Deus nos fala em Eclesiastes 3:1 que há tempo determinado para todo propósito debaixo do céu:
* Há tempo para nascer: Tudo tem um começo, precisamos saber a hora de começar as coisas, não podemos nos antecipar e nem demorar demais. Começar um relacionamento exige estarmos prontos para as imprevisibilidades destas situações e de termos recebido a bênçãos de nosso pais e dos pais da outra pessoa, de Deus e de seus lideres espirituais.
* Há tempo de morrer: Muitas coisas tem um fim, mesmo não querendo às vezes precisamos entender e perceber quando um relacionamento já deu o que tinha que dar e não tem futuro, é melhor um término de namoro ruim que um divórcio traumático lá na frente.
* Há tempo de plantar: As pessoas não nascem prontas e muitas vezes queremos que nosso namorado ou namorada mude se adapte ao nosso modo de vida. Queremos que ele já tenha todas as características que sonhamos, precisamos investir tempo nas pessoas e respeitar suas personalidades, tudo isso sem jamais tolerar o pecado.
*Há tempo de colher: Quando investimos e temos paciência com outro, colhemos lá na frente o amadurecimento de nossa relação, vale a pena esperar a hora certa.
* Há tempo de matar: Precisamos matar o nosso eu na relação, uma hora ou outra isso será colocado com ponto capital para o bom andamento da relação. Porém não adianta apenas um fazer isso, a renúncia deve ser mútua para que isso dê certo.
* Há tempo de curar: Feridas vão aparecer durante a relação, muitas vezes queremos resolver do nosso jeito uma situação problemática, muitas vezes queremos fazer isso desesperadamente. “para ontem”, feridas precisam cicatrizar para serem curadas e isso exige temperança e longanimidade.
* Há tempo de derribar e construir: Projetos surgiram de um namoro e nem sempre darão certo, quanto o projeto não passa por Cristo ele está fadado ao fracasso e deve ser derrubado por mais que você ou seu parceiro não goste. Aprendam a construir juntos os projetos de Deus para a relação.

Por: Pr. Richarde Guerra.
richarde.guerra@lagoinha.com