quarta-feira, 22 de julho de 2009

COMO VAI A SUA AUTOESTIMA?

Como vai a sua autoestima?

Neste bate-papo com os namorados do dia 26/07, trabalharemos a questão da autoestima dentro e fora do relacionamento.

Para introduzir o assunto vamos lançar mão de uma dinâmica de grupo que permeará todo nosso trabalho.

O que significa autoestima?

Autoestima é o que você pensa de si mesmo, ou melhor, como você se vê.

Nossa autoestima está estritamente relacionada com nossa família e o ambiente em que vivemos e nos relacionamos.

A cada dia que vivemos, as situações que enfrentamos afetam nosso jeito de ser e de entender o mundo à nossa volta.

Como você se sente quando briga com seu(sua) namorado(a)? O que ele(a) diz te afeta? Como isso o(a) afeta? Qual o peso das palavras ditas por ele(ela)? E em sua casa? Qual o valor das palavras proferidas por seus pais? No trabalho, na faculdade, na escola, na igreja, como o que as pessoas dizem a seu respeito te afeta? Quando nossa autoestima é minada e destruída por palavras desanimadoras, como fazer para recuperá-la?

Como cristãos evangélicos, precisamos nos ver como Deus nos vê: “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29.11.), saber e nos apropriar da identidade que temos em Jesus Cristo. Isso é o que realmente importa!

Precisamos parar de nos ater aquilo que os outros dizem a nosso respeito e pensar em como Deus nos vê, pois é assim que iremos reconstruir nossa autoestima sobre alicerces fortes e verdadeiros.

Precisamos também ver como nós afetamos a autoestima daqueles a quem amamos. Você já parou para pensar como as suas palavras afetam o seu namorado(a), seus familiares e colegas de trabalho? É bom nos colocarmos no lugar do outro e perceber como nossas palavras estão sendo entendidas. Você tem ajudado ou destruído a autoestima deles?

Muitas vezes nosso egoísmo não nos deixa ver certas coisas, e como nós machucamos aqueles a quem mais amamos! Uma palavra de incentivo, um gesto de carinho valem muito mais que uma crítica só por criticar, apenas para terminar a conversa “por cima”; essa não é uma atitude de amor: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se
alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.” (I Coríntios 13. 4,5 e 6.).

Depois dessa nossa reflexão e debate cabe voltarmos a pergunta inicial: Como vai a sua autoestima?


Por Alexandre e Danielle Miranda Fortes.
alexandre.oforte@ig.com.br
daniellemirand@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário