segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Matemática de Deus: 1 + 1 = 1


Semana passada tive o privilégio de ministrar para as minhas amadas ovelhas da mocidade. Muitos me ligaram e mandaram e-mail para falar um pouco mais sobre o assunto e alguns me encorajaram a compartilhá-lo com toda a igreja.

Na ministração falava sobre algo que aprendi lendo o livro “Limites no namoro” do Dr. Cloude e do Dr. Towsend. Em Gênesis capítulo 2 versículo 24 parte b, Deus fala a Adão que homem e mulher se uniriam e se tornariam uma só carne. Literalmente ele fala “dois se tornarão um”. Na matemática cartesiana, para dois valores iguais somarem dando um cada um deles deve valer meio. No entanto Deus fala que UM homem e UMA mulher se tornarão UM.

Isso me levou a lembrar das várias pessoas que tenho dado atenção nesses anos de estrada no ministério de namorados na mocidade. Não poucas vezes ouvi pessoas dizendo que estavam procurando alguém que as completassem. Percebi então o motivo de muitas pessoas não conseguirem um namorado ou namorada e que o porquê de muitos namoros não darem certo.

A idéia de alguém completar o outro, a chamada alma gêmea é um conceito advindo do espiritismo e nada tem a ver com o propósito de Deus para nossa vida afetiva emocional. Não devemos procurar alguém para nos sentirmos completos. Deus nos criou para sermos completos, e só é possível ser plenamente completo através do Espírito Santo.

Existem áreas de nossas vidas que precisam estar completas antes de iniciarmos um namoro. Se isso não ocorrer, procuramos nos acomodar e depositar na outra pessoa a nossa expectativa de completar naquela área. Como isso não é possível, nos frustraremos e teremos um namoro sofrível.

Mas quais seriam essas áreas que precisam estar completas a fim de que eu esteja capacitado a começar o namoro? Cito aqui as mais importantes:

• Envolver-se emocionalmente de forma equilibrada
• Ser determinado respeitando o outro
• Saber dizer NÃO
• Ter iniciativa
• Ser organizado
• Ter opinião
• Saber expressar-se
• Ser tolerante
• Ser responsável
• Não se deixar levar por fatores externos
• Ser espiritual

Ufa ! Talvez você pense “tudo isso?” Mas ser completo exige dedicação, vida de oração e jejum, compromisso. Se você não for capaz de estabelecer essas metas para você mesmo, imagine para com outra pessoa.

Mas não se sinta sozinho nessa batalha, o ministério de namorados existe para ser um porto seguro e uma bússola em seu relacionamento. Não nos procure somente quando tudo estiver ruim, seja prevenido, logo que começar a namorar já estabeleça contato conosco.

No dia 19 de abril ocorrerá às 16h30 no salão dos diáconos (Rua Juazeiro, 29) o BATE PAPO DOS NAMORADOS. Ali você terá um espaço para falar, tirar suas dúvidas, conhecer outros casais de namorados, além de conhecer toda a equipe de casais de conselheiros do ministério. É uma ótima oportunidade, se organize para estar lá conosco, participe! Queremos te ajudar a ser completo.


::Por Richarde Guerra.
richarde.guerra@lagoinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário