segunda-feira, 14 de maio de 2012

COMO OUVIR A VOZ DE DEUS NO NAMORO?

Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não podemos compreender.” (Jó 37.5)

Creio que esta seja uma indagação não só de namorados, mas muitas outras pessoas, porém aqui trataremos daquelas questões típicas que envolvem o universo do relacionamento. Quem já não se fez perguntas do tipo:

  • Essa é a pessoa certa para mim?

  • Eu já estou preparado para assumir um compromisso com outra pessoa?

  • Já está na hora de pensar em casamento?

  • Estamos pecando no namoro com determinado comportamento?

Invariavelmente encontramos nas pessoas que nos aconselham sempre uma resposta padrão do tipo: “Busque ouvir a voz de Deus e a obedeça, não faça nada fora da vontade Dele.” Apesar de ser uma resposta bíblica e correta ela é muito vaga e certamente não satisfaz a dúvida da pessoa, mas na verdade só cria outra: Como Deus fala?

Em primeiro lugar você precisa entender que quando várias pessoas estão falando ao mesmo tempo é muito difícil ouvir uma delas. Da mesma forma, no mundo natural e espiritual, várias vozes estão falando. Deus nos fala constantemente, mas como existem outras vozes, não discernimos qual é a Dele. Por isso o primeiro passo é calar as outras vozes que estão falando na sua cabeça: A das pessoas a sua volta, a do diabo e a do seu próprio coração.

Sua primeira atitude é parar de ficar pedindo opinião de qualquer pessoa que aparece sobre sua dúvida. Cada um trará seu ponto de vista, sua forma de agir e isso vai te confundir. Outra etapa é orar em pensamento, buscando em Deus a resposta, o inimigo não deve ter acesso às suas dúvidas, pois ele poderá se apropriar dela para te oprimir, confundir ou deixar mais ansioso. Busque, no secreto de seu quarto, oportunidade de orar e falar com Deus, oração é diálogo então é importante deixar Deus falar também.

Não existe uma fórmula engessada sobre como Deus falará para você, na Bíblia encontramos maneiras variadas pelas quais Deus falou com seus profetas e delegados:

  • Em uma sarça ardente: E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Êxodo 3:2

  • Através de uma mula: Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?
    Números 22:28

  • Na brisa: E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. IReis 19:12

  • Pessoalmente: E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
    Atos 9:5

  • Com visões: Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
    Que dizia: Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

    Apocalipse 1:10-11

  • Em sonhos: E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
    Joel 2:28

Quanto mais íntimos estivermos com o Espírito Santo, mais sensível estaremos para estas imprevisíveis manifestações da voz do Pai. O pecado não só nos separa de Deus, mas também atrapalha nossa comunicação com Ele.

Por isso mesmo temos que ter o coração aberto para que Deus se manifeste através de sua multiforme graça para falar conosco. Se permita ser surpreendido pela voz de Deus!

Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. (Jeremias 33:3)

Por Pr. Richarde Guerra - Ministério dos Namorados

terça-feira, 1 de maio de 2012

Ação x Reação no relacionamento
 


Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros,   e para com todos. (1 Tessalonicenses 5:15)
  
A lei da ação e reação, uma das primeiras leis da física, também é uma das primeiras leis no relacionamento. É a partir dessa lei que o casamento é regido! E o momento do namoro serve para cada um se conhecer melhor.

Na mente da mulher o homem é quem comete SEMPRE a ação. (Efésios 5.23)

Tudo é a forma de agir e tudo é a forma de reagir. Observar o comportamento humano nos permite tirar uma série de conclusões e nos permite, inclusive, compreender o que pode dar certo e o que pode dar errado. Boa parte das discussões poderiam ser evitadas se as atitudes fossem bem pensadas. (Tiago 1.19)

Com certeza, a terceira lei de Newton não se aplica apenas à física. Com a devida adaptação, você vai perceber que ela tem tudo a ver com a nossa atuação diária com o outro, seja na vida pessoal, profissional… Já dizia ele que quando um corpo X exerce uma força sobre um corpo Y, simultaneamente o corpo Y exerce uma força sobre o corpo X de intensidade e direção igual, mas em sentido oposto.
- Você não vai receber carinho se retrucou com agressividade e violência;
- Você não pode exigir atenção de alguém se você também não dá atenção;
- Você não vai receber amor se você não age com amor.

A força da reação tem sentido oposto, ou seja, vai diretamente contra você que agiu primeiro. Portanto, se você aguarda sinceridade de alguém, haja primeiro com sinceridade. Se está em busca de carinho e atenção, é o que deve fazer também. (Gálatas 6:7-8)

Em outras palavras, em função do comportamento de uma pessoa, a outra adota determinada reação. E esta acaba reforçando o comportamento inicial e vice-versa.

Existe um fenômeno onde diz que não devemos usar a lei da ação e reação nos primeiros trinta segundos, pois eles servem para refletirmos antes de dar qualquer resposta. Nesse tempo, deveríamos então fazer uma viagem para dentro de nós mesmos, para que uma análise das possíveis consequências e da possível ação fosse feita antes de apresentarmos qualquer tipo de reação.

Se formos capazes de não reagir antes de pensar, utilizando o conhecimento desse fenômeno, certamente manteremos nossos melhores relacionamentos, não ofenderemos quem amamos, evitaremos intrigas, agressões e quase todo tipo de violência física ou moral que praticamos, consciente ou inconscientemente.

Precisamos acreditar nos frutos futuros que nossas atitudes podem render. E, se cada um fizer sua parte, talvez estejamos no caminho certo para construir um relacionamento melhor.

Toda vez que agimos ou reagimos de forma invasiva e ofensiva, os focos de tensão se tornam presentes e essas ações ou reações ficam registradas em nossa memória de forma privilegiada, gerando outros milhões de registros de pensamentos que temos em relação ao ocorrido. Dessa forma, esse comportamento intolerante, irresponsável, aos poucos, criará raízes na nossa mente. Nas demais situações, agiremos ou reagiremos de acordo com o que mais pensamos e que mais damos atenção, sejam registros positivos ou negativos.

Você está disposto a pensar antes de agir ou reagir? Diante de situações tempestuosas, quais são os resultados positivos à sua vida quando você age ou reage sem refletir, sem ponderar as consequências? Certamente, nenhum resultado profícuo.

Toda mudança requer um certo tempo. (Eclesiastes 3.1) 
 


Por: Lamark Soriano
Bate-Papo dos Namorados do mês de abril 2012.