segunda-feira, 26 de março de 2012


Não tenha medo de compromisso

Compromisso é uma promessa solene ou uma obrigação que você assume com alguém ou com você mesmo a respeito de alguma coisa. Sempre que nos comprometemos ficamos presos a nossa palavra a respeito daquilo e se não cumprirmos estaremos cometendo uma falta grave.

Em nossa sociedade pós moderna as pessoas tem muito medo de se comprometer, pois entendem que essa atitude às cerceará da liberdade que tanto almejam ter. Não tendo compromisso, não tem que responder a ele ou a quem se comprometeram. Por isso é cada vez mais comum o que se chama sexo casual e o ficar com alguém. A idéia desse processo é ter um momento físico com outra pessoa, mas depois cada um vai para o seu canto. Você busca o seu próprio prazer e não necessita depois dar satisfação para essa pessoa.

Quero crer que nós cristãos não temos por hábito ficar com alguém, isso seria um terrível pecado. Mas mesmo os que namoram, muitas vezes, não se envolvem com a outra pessoa da maneira mais apropriada. As relações em diversas ocasiões são pautadas na superficialidade, na frivolidade, não há qualquer movimento no sentido de aprofundar o conhecimento acerca do outro.

É muito comum, por exemplo, fugir do tema casamento, sempre são colocados muito empecilhos para não se tocar nesse assunto, “é muito cedo”, “não temos condições financeiras”, “vamos esperar a faculdade”, são apenas algumas das desculpas usadas. Claro que um namoro que está no início não é o ambiente mais propício para tratar desta questão, mas ressalto que a partir de um determinado momento da relação é importante isso entrar na pauta de discussão.

É fundamental que todo cristão entenda que namoramos com a intenção de casar, mesmo que no fim das contas isso não aconteça se o casal chegar a conclusão que devem terminar o namoro. Muitas pessoas inclusive terminam o namoro quando a outra começa a cobrar mais compromisso dela.

Ter compromisso com o parceiro é também ter compromisso com Deus. Evite prometer coisas e não cumprir, este tipo de ação irá gerar na outra pessoa desconfiança, decepção e insegurança. Não dê aliança de compromisso para seu companheiro se sua intenção é só ganhar tempo. Não tenha medo de se aprofundar em um relacionamento, se abrir, ser você mesmo e sonhar com um futuro a dois. Deus quer que você seja uma pessoa de palavra, então seja assim.

“Quando um homem fizer um compromisso com o Senhor, ou um juramento, impondo restrições a si próprio, não violará a sua palavra, segundo tudo aquilo que sair da sua boca, fará.” (Números 30:3).

Pastor Richarde Guerra e Priscila Guerra

quinta-feira, 8 de março de 2012

Ni.Bate-papo com Namorados – Mocidade da Igreja Batista da Lagoinha – 03/03/2012

Preletor: Prof. Daniel Caldeira Portugal

COMO ERRAR MENOS NO NAMORO

"De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua Palavra." (Salmo 119:9)

Os erros ou acertos são resultados de nossas ações, que por sua vez são definidas pelo conhecimento que possuímos e pelas atitudes (comportamentos) que escolhemos ter. Para acertarmos, também é necessário possuirmos alvos, objetivos, conhecermos os propósitos de Deus, sem os quais nossos esforços serão em vão.

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” (Salmo 1:1-5)

Observe que o primeiro trecho do livro dos Salmos começa com “bem-aventurado” e termina com “bem sucedido”. Qual foi a receita desse personagem bem-aventurado?

Deus se dedica a nos ensinar. Já era assim com Adão e Eva, antes do pecado. Deus ensinava a Adão e Eva em seus encontros diários e eles aprendiam diretamente do Criador. Embora tivessem adquirido o conhecimento de Deus, ainda assim erraram ao desobedecerem ao que Ele ordenara. Já se vê nesse episódio bíblico a incoerência entre o possuir conhecimento e ter um comportamento incorreto, ou seja, a ausência de sabedoria, ou ausência do temor de Deus.

Ilustração: CONHECIMENTO

“O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento.” (Oséias 4:06)”

Conhecimento é essencial à nossa sobrevivência e sucesso, e Deus não se furtou em nos fornecê-lo através de sua Palavra, a Bíblia. No nosso cotidiano familiar, na convivência em sociedade, nas organizações em que trabalhamos ou congregamos, diversos conhecimentos são indispensáveis para que tantas interações pessoais ocorram normalmente e tantas tarefas sejam realizadas com eficiência.

Guardai, pois, as palavras desta aliança e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes” (Deuteronômio 29:9)

Podemos notar no trecho acima que há dois verbos: guardar e cumprir. O primeiro refere-se ao aprendizado e o segundo à atitude.

No namoro, no casamento e na família a busca por conhecimento é fundamental para não cometermos erros. Entretanto, assim como na história de Adão e Eva, apenas o conhecimento do que era correto fazer não foi suficiente para evitar o erro. Faltou-lhes a obediência, faltou-lhes uma atitude coerente com a verdade que conheciam.

Quantas histórias conhecemos de pessoas cheias de conhecimento e que agem de forma errada, mesmo sabendo a forma correta de agir! O trânsito é um bom exemplo disso. Quantos cometem infrações mesmo sabendo que suas ações são erradas!

Ilustração: ATITUDE

Tome um tempo diante da lista a seguir, e reflita um pouco sobre os dez comportamentos/atitudes antagônicos enumerados e as consequências de escolher a direção certa ou errada:


1. Alimentar Espírito vs Alimentar a Carne (Gálatas 5:16-26)

2. Diligência vs preguiça (Provérbios 6:6-11)

3. Ser guiado pelos propósitos de Deus vs Deixa a vida me levar (Provérbios 19:21)

4. Falar vs calar (Tiago 1:12 / Mateus 12:37 / Timóteo 2:14-26)

5. Fazer no tempo certo vs Precipitação ou Procrastinação (Eclesiastes 3:1-8)

6. Fugir da Tentação vs Cair na Tentação (Tiago 1:12-14 e 4:7 / Marcos 14:38 / 1°Coríntios 10:13 / Mateus 26:41 / João 3:7-10 / 2 Timóteo 2:22)

7. Humildade vs Arrogância (Mateus 23:12 / Tiago 4:6-10)

8. Obediência vs Desobediência (Salmo 1:1-5)

9. Santidade vs Pecado (Efésios 4:25-32 / 1 Tessalonicenses 4:4-8)

10. Submissão vs Rebeldia (Romanos 13:-7 / Hebreus 13:14)

Em geral, o namoro começa antes mesmo da vida adulta, quando ainda temos tanto a aprender sobre relacionamentos e tantas outras matérias... Alguns jovens tendem a não ter bom siso (Pv 1:4). Acham que sabem o bastante e que suas escolhas são as melhores. Desprezam os conselhos. Provérbios 11:14 diz que na multidão de conselhos há sabedoria. Tomar conselhos é uma atitude humilde e que conduz a um futuro bem-sucedido. Certamente, a melhor fonte de conselhos que Deus nos dá é a sua própria Palavra. Mas também outras pessoas, guiadas pelo Espírito Santo, podem lhe dar bons conselhos em diversas áreas. Além de um pastor, Deus pode usar um profissional especialista para lhe dar bons conselhos, como, por exemplo, um médico, um funcionário de seu banco, um nutricionista, um dentista, um advogado, um arquiteto, um engenheiro etc.

A vida não é um jogo, mas os jogos são uma boa metáfora da vida. Para participarmos ou competirmos em um jogo temos que conhecer as regras. E, para sermos vitoriosos, além das regras temos que adquirir outros conhecimentos e habilidades específicos do jogo. Jogamos em várias posições durante nossas vidas: somos filhos, namorados, estudantes, gerentes, profissionais, funcionários, líderes de ministério, pais, cônjuges, motoristas, pedestres, professores etc. Para sermos bem sucedidos em cada papel que assumimos temos que adquirir competências específicas compostas por conhecimentos, habilidades, obediência a determinadas regras, e, claro, também nos esforçarmos de forma direcionada para os propósitos de Deus.

Prossigo para o Alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:14)

“Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

“Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá”. (Provérbios 19:21)

Ilustração: ALVOS – OBJETIVOS – METAS – PROPÓSITOS DE DEUS

Finalmente, acertar é fruto da combinação do esforço de adquirir conhecimento e de ter atitudes corretas. Mas ainda há outro elemento fundamental para não errarmos: estabelecermos alvos, objetivos, propósitos. Errar é o mais provável quando não temos alvos. Quando não possuímos conhecimento ou não temos atitudes corretas ou não escolhemos alvos temos a receita certa do erro. Por outro lado, acertamos quando buscamos o conhecimento, nos empenhamos por ter atitudes coerentes, temos clareza dos propósitos que Deus tem para nossas vidas e nos esforçamos por atingi-los.