sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SEXO NO NAMORO?

Para trabalharmos esse assunto, vou dividir esse tema em três partes:

1.Quem inventou o sexo?
2.Sexo não é pecado.
3.Quando o sexo torna-se pecado.

1ª parte: Quem inventou o sexo?

Deus inventou o sexo. Gênesis 1:28 diz: “Deus os (Adão e Eva) abençoou e disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra ... “ Nós conhecemos outra maneira, naquela época, de multiplicação da nossa espécie sem ser através do sexo? Não. Então, Deus abençoou o homem e a mulher com uma benção: sexo.
Logo depois da euforia do homem em conhecer a mulher, Deus deixou bem claro a maneira como o sexo deveria ser praticado. A Bíblia nos diz em Gênesis 2:24: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”
O interessante é que naquela época, não havia pai nem mãe, mas Deus estava estabelecendo um princípio para a humanidade, a vontade Dele para a família:
•primeiro o homem deixa pai e mãe, sai de casa, torna-se uma pessoa responsável por si, adulta;
•depois o homem uni-se à sua mulher, forma-se uma nova casa (casamento = família);
•e no final de tudo, torna-se uma só carne com ela.
Princípio na Bíblia é uma lei estabelecida por Deus, que quando quebrado, gera conseqüências. A sociedade tem feito exatamente o contrário: uma só carne primeiro, por isso tem sofrido as conseqüências de raramente deixar pai e mãe (maturidade) para se ter compromisso de unir-se à sua mulher.

2ª parte: Sexo não é pecado.

Foi Deus quem criou o sexo e não Satanás. Criou não somente para procriação, mas para ser algo prazeroso na vida conjugal, portanto o sexo em si é uma grande benção. Quando duas pessoas seguem a orientação (princípio) de Deus para o sexo descrito na parte anterior, não há pecado. O pecado original foi a desobediência a uma ordem de Deus. Deus havia dito em Gênesis 2:16,17: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá.”
Portanto Deus criou o sexo para ser praticado no casamento, fora dele é pecado; veremos isso na próxima parte de nosso estudo.

3ª parte: Quando o sexo torna-se pecado.

“O casamento deve ser honrado (venerado = muito respeitado) por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais (PORNEIA) e os adúlteros.” (Hebreus 13:4)
O sexo torna-se pecado quando há adultério (do dicionário: união sexual entre pessoas já ligadas a outrem pelo vínculo matrimonial) ou imoralidade (do grego PORNEIA). Parte da Bíblia foi escrita no grego e a palavra PORNEIA, em destaque no versículo anterior, aparece várias vezes. PORNEIA significa relação sexual entre pessoas solteiras, falsa união sexual. Essa palavra grega deu origem às palavras pornografia e pornô em português. Quando a Bíblia foi traduzida, a palavra PORNEIA foi substituída por fornicação, imoralidade sexual, impureza, relações sexuais ilícitas. Assim, todas as vezes que no original grego aparecer a palavra PORNEIA, vou destacá-la para você.
Ilícito, pelo dicionário, quer dizer ilegal ou impróprio. Hoje, a sociedade considera legal algumas práticas que Deus condena. É comum ouvirmos: “As preferências sexuais é uma questão particular, nós temos que reconhecer essas preferências aprendendo a respeitar as diferenças de cada um.” Isso implica que os valores morais dependem agora da vontade de cada um. Se for bom para você, se te faz feliz, tudo bem, não é ilegal, impróprio ou ilícito. Esse pensamento vai contra a Palavra de Deus e traz dúvida ao nosso coração, de maneira sutil, se os mandamentos do Senhor realmente sabem o que é melhor para mim. Essa é a estratégia de Satanás, lançar dúvida à Palavra de Deus.
Satanás chega a Eva com a astúcia da dúvida, descrita em Gênesis 3:1 – 4: “Foi isso mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?” Respondeu a mulher à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele (exagero criado pela mulher!); do contrário vocês morrerão’ ”. Disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus (coloca no coração da mulher a sua própria vontade de ser como Deus), serão conhecedores do bem e do mal”.
Satanás tenta usar essa mesma estratégia com Jesus. Quando batizado nas águas por João Batista, Deus diz a Jesus: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.” (Mateus 3: 17) Esta era a Palavra de Deus para Jesus! Contudo, logo depois dessa palavra, Jesus vai para o deserto e Satanás o tenta trazendo dúvida ao seu coração : “Se és o Filho de Deus ...” (Mateus 4:3 e 6). O interessante é que quando Satanás não consegue trazer essa dúvida ao coração de Jesus, ele apela e logo vai para o seu objetivo: “Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares” (versículo 9). Satanás quer ser como Deus, adorado como Deus!
Quando uma pessoa aprende o princípio de Deus para o sexo (apenas dentro do casamento) e possui dúvidas sobre segui-lo ou não, você percebe a estratégia de Satanás sobre essa pessoa? Se a pessoa faz a opção de não seguir o princípio de Deus, você percebe que ela está obedecendo a Satanás porque está seguindo um princípio dele?
Contudo, quando uma pessoa aceita a Palavra de Deus, está escolhendo de livre e espontânea vontade, obedecer a Deus e não a Satanás! Esse era o objetivo inicial de Deus quando criou o homem e o colocou no jardim: ter um relacionamento com o homem pautado na obediência à sua Palavra, mas por escolha livre e espontânea (livre arbítrio). Assim, quando você é salvo por Jesus (que pagou o preço da sua morte) e escolhe seguir os mandamentos de Deus, você não mais morrerá (essa comunhão com Deus), e retorna ao objetivo inicial de ser criado! Aleluia!!!

Na Bíblia há vários textos bíblicos que mostram o pecado do sexo antes do casamento, descritos pela palavra grega PORNEIA. Veja alguns exemplos.

“Quanto ao mais irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais. Pois vocês conhecem os mandamentos que lhes demos pela autoridade do Senhor Jesus. A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual (PORNEIA). Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para impureza (PORNEIA), mas para a santidade. Portanto, aquele que rejeita essas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.” (I Tessalonicenses 4:1 – 8)

“O corpo porém, não é para a imoralidade (PORNEIA), mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.” (I Coríntios 6:13)

“Fujam da imoralidade sexual (PORNEIA). Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” (I Coríntios 6:18 – 20)

“Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais (PORNEIA), nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.” (I Coríntios 6:9 – 10)

“Não pratiquemos imoralidade (PORNEIA), como alguns deles fizeram – e num só dia morreram vinte e três mil.” (I Coríntios 10:8)

“Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei (do pecado). Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual (PORNEIA), impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus”. (Gálatas 5:16 – 21)

“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual (PORNEIA) como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral (PORNEIA), ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem (praticam) na desobediência. Portanto, não participem com eles dessas coisas.” (Efésios 5: 1-7)

“A água roubada é doce, e o pão que se come escondido é saboroso! Mas eles nem imaginam que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno.” (Provérbios 9:17 e 18)

“Felizes os que lavam as suas vestes, e assim têm direito à arvore da vida e podem entrar na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais (PORNEIA), os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.” (Apocalipse 22:14,15)

As pessoas que não aceitam a Palavra de Deus (os seus mandamentos) como verdade e preferem seguir os seus próprios caminhos morais, se enquadram no texto de Romanos 1:24 - 32:
“Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação (PORNEIA). Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis. Embora conheçam o justo decreto de deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.”

Você percebe como é séria a Palavra de Deus? Consegue ver o peso da condenação de Deus aqui? Deus tenha misericórdia das nossas vidas!
Há quem ensine, até em igrejas, que qualquer intimidade sexual entre jovens e adultos solteiros, tendo eles mútuo “compromisso”, é aceitável, uma vez que não haja ato sexual completo. Olhe o que Provérbios 6:27 – 29 diz sobre isso: “Tomará alguém fogo no seu seio, sem que as suas vestes se queimem? Ou andará alguém sobre as brasas, sem que se queimem os seus pés? Assim acontece com quem se deita com mulher alheia (que não lhe pertence); ninguém que a toque ficará sem castigo.” O texto mostra que um toque sexual em outra pessoa, mesmo que não seja a prática sexual em si, é pecado do mesmo jeito, é defraudação, é promover no outro algo que não poderá ser consumado e portanto pecado.
Outros usam a vida de Isaque e Rebeca (Gênesis 24) para aprovar sexo entre jovens não casados. Na verdade, o que Isaque fez foi casar-se com Rebeca. Lendo o texto na integra você verá que Eliezer orientou a família de Rebeca quanto ao seu papel (escolher uma esposa para seu patrão). Além disso, deu a ela a oportunidade de ficar um pouco mais com sua família antes de ir ou ir imediatamente; ela escolheu ir imediatamente e teve a benção da família. Ao encontrar com Isaque, ele a levou para a tenda de sua mãe, que havia falecido, ali se tornaram MARIDO E MULHER. Isto quer dizer que ali passou a ser a casa dela, ela era esposa de Isaque. É muita cara de pau usar esse texto para transar com uma moça e depois devolvê-la para a casa de seus pais.

Palavra de incentivo
“Nem todo aquele que me diz: ’Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam a iniqüidade.” (Mateus 7: 21 – 23)
A manisfestação da glória de Deus, não significa aprovação de conduta. Isso significa que mesmo se você estiver dentro da igreja, envolvido em ministérios, recebendo bençãos de Deus que é misericordioso, e estiver em pecado, Deus não o conhece.
Se você está sendo tocado pelo Espírito Santo (Aleluia!), mas está na prática desse pecado (sexo antes do casamento), lembre-se de I João 2: 1,2 e I João 1:9:
“Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.”
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Ore agora, limpe-se diante de Deus e creia em Hebreus 8:12: “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados”. Aleluia! Obrigado Jesus! Fique atento à Palavra de Deus em Apocalipse 22: 7, 10 – 12: “Eis que venho em breve! Feliz é aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. (...) O tempo está próximo. Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça e continue o santo a santificar-se. Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.”

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (I Coríntios 10:13)

O sexo fora do casamento traz uma série de conseqüências ruins para nossa vida:
•insegurança e ciúmes,
•ligações de alma traumatizantes,
•sentimento de culpa,
•auto depreciação,
•banalização do amor,
•gravidez indesejada.

Por: Pr. Richarde e Priscila Guerra
richarde.guerra@lagoinha.com

ESTE SERÁ O ASSUNTO DO PRÓXIMO BATE-PAPO DOS NAMORADOS: AMANHÃ, 06/11 ÀS 17H30 NO SALÃO DOS DIÁCONOS. (R. JOAZEIRO, 29, SÃO CRISTOVÃO). ESPERAMOS POR VOCÊ!