Confira a entrevista concedida pelo Pr. Richarde Guerra, líder do Ministério, ao jornal Atos Hoje e conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho!
No mesmo propósito, mas sob nova liderança
O Ministério dos Namorados entra o mês de março sob nova liderança, mas continua seu trabalho em prol dos relacionamentos à maneira de Deus. Saiba mais!
Relacionamento é pauta carimbada e constante nos mais diversos veículos de comunicação pelo Brasil e mundo afora. Aliás, nunca se falou tanto sobre o fator relacionamento em nossos dias. Seja na área da psicologia, seja na religião, e mais assiduamente, no mundo corporativo. Relacionar-se é tudo. E se tratando de relacionamento a dois, a situação fica ainda mais tensa. De fato, para muitos, já é um tabu. Há dúvidas por todos os lados.
No intuito de acabar com todos esses questionamentos e dar apoio aos casais da Lagoinha é que o Ministério dos Namorados existe. Promovendo a conscientização dos casais sobre o que seja de fato ter um relacionamento saudável, e principalmente, à maneira de Deus, é que o Ministério atua em nossa igreja. Confira uma entrevista concedida pelo Pr. Richarde Guerra, atualmente responsável pelo Ministério dos Namorados:
Atos Hoje: Pr. Richarde Guerra, conte-nos um pouco sobre a sua trajetória como pastor na Lagoinha.
Pr. Richarde Guerra: Fui membro durante muitos anos da Igreja Batista de Cidade Nova e do Bairro das Indústrias, onde fiquei por um ano. Minha esposa, se assim posso dizer, “nasceu” na Lagoinha. Desde pequena frequentava nossa igreja. Eu resolvi vir para cá quando comecei a namorar a Priscila. Frequentava apenas, e depois de algum tempo me tornei membro. Durante todo o nosso namoro fomos abençoados pelo acompanhamento do Ministério dos Namorados pelo Pr. Sérgio e sua esposa Aline. Fomos tão abençoados que decidimos entrar no Ministério, como já éramos muito envolvidos com a Mocidade, fizemos isso em forma de parceria, o que deu muito certo. Agora em julho completa dois anos que fui ordenado ao pastorado e temos visto o favor de Deus em e por meio de nossas vidas.
Atos Hoje: O senhor está sob uma nova missão, a de liderar o Ministério dos Namorados da Lagoinha. Como o senhor encara esse novo desafio?
RG: Para mim é uma oportunidade de aplicar tudo aquilo que já temos feito na Mocidade há seis anos e que tem dado muito certo – o bate-papo dos namorados, as células e os eventos. Como eu sempre fui do Ministério e caminhei junto ao Pr. Roberto (que se encontra numa missão no nordeste brasileiro), vejo tudo como um processo natural.
Atos Hoje: Qual a sua visão para os namorados da Lagoinha?
RG: Eu acredito que é mais fácil proibir do que ensinar, por isso, muitos líderes apenas proíbem, pois assim dá muito trabalho. Nós do Ministério optamos por ensinar os casais de namorados o que é um namoro santo. Queremos que as pessoas busquem as atitudes certas conscientes do estão fazendo e não por que alguém simplesmente assim determinou. Por isso ensinamos o que é viver em santidade no namoro, longe do pecado.
Atos Hoje: Como será a atuação do Ministério dentro da Lagoinha? Fale um pouco sobre os processos estratégicos do trabalho que será desenvolvido.
RG: O coração do Ministério é o acompanhamento, e queremos disponibilizá-lo a todo casal da igreja (seja da Mocidade, dos Jovens Adultos, dos Adolescentes, do Eliezer, do Nova Canaã etc). É um acompanhamento personalizado e ostensivo. Os bate-papos serão uma oportunidade de os casais tirarem suas dúvidas em um ambiente descontraído e com bastante liberdade. Essas reuniões atualmente são realizadas no Salão Ágape da nossa igreja, às 16h, aos domingos. Em abril, serão realizadas no Salão dos Diáconos, nas proximidades da nossa igreja, e a partir de maio as reuniões serão realizadas no segundo e no quarto domingo do mês, às 16h30, no Salão dos Diáconos. Os eventos visam a comunhão e o crescimento espiritual. Teremos esse ano nosso 4º Acampamento, que será realizado de 12 a 14 de junho, sem me esquecer da 4ª Caminhada Ecológica, com previsão para o mês de agosto. Temos atualmente um blog, o Blog dos Namorados, www.namoradosonline.blogspot.com e em breve lançaremos um programa semanal na Rádio da Mocidade. Portanto, quem deseja ver seu namoro “bem acompanhado” não terá desculpas...
Atos Hoje: Conte-nos um pouco sobre sua experiência pastoral nessa área do “relacionamento a dois”.
RG: Primeiramente, busco investir pesado em meu casamento. Hoje, eu e minha esposa esperamos a chegada do Daniel, nosso primeiro filho. Família é tudo. Venho acompanhando casais de namorados e casados há mais de seis anos dentro da Mocidade. Atualmente, temos mais de vinte células de namorados e um grupo de, aproximadamente, cinquenta pessoas envolvidas em aconselhamento “avulso”, em células e liderança ministerial. Estamos treinando quinze novos casais para iniciarem os trabalhos juntos aos Namorados, em julho. Tenho tido a oportunidade de ministrar sobre o assunto em vários lugares de Minas, no Brasil e até na Europa, quando viajei com o grupo coral El Shamah, para a Alemanha em 2008.
Atos Hoje: Baseando-se na experiência que possui, o que as pessoas precisam compreender acerca do Ministério dos Namorados?
RG: Que ele existe não para vigiar ou oprimir, mas para abençoar e dar direção. Quase não vemos esse tipo de trabalho em praticamente nenhuma igreja do Brasil e do exterior e, portanto, todos precisam compreender a importância de usufruírem intensamente desse privilégio.
Atos Hoje: Qual o recado que o senhor gostaria de deixar para os casais de namorados da nossa igreja?
RG: Venham conhecer o Ministério, entre em contato comigo pelo telefone, (31) 8489-3057, ou por e-mail, richarde.guerra@lagoinha.com. Você se surpreenderá com o que Deus quer fazer em e por meio de seu relacionamento.
Atos Hoje: Deixe um recado também para os pais, no intuito de clarear sobre a importância de acompanharem a vida sentimental dos filhos.
RG: É importante que os pais entendam que são referenciais para seus filhos, e que são muito importantes como incentivadores dos mesmos em ingressar nesse Ministério. Incentivem os seus filhos a serem acompanhados, certamente vocês verão como eles crescerão. Um conselheiro pode ser uma ponte entre pai e filho no sentido de ser um instrumento de restauração entre relacionamentos muitas vezes quebrados ao longo da vida. O que não pode ser esquecido é que pais precisam estar mais perto de seus filhos, acompanhando a vida sentimental de cada um.
Atos Hoje: Um recado final para os nossos leitores.
RG: Você que está lendo e tem dúvidas sobre a área do relacionamento a dois e gostaria esclarecê-las, entre em contato conosco e participe dos bate-papos aos domingos. Você que é casado e tem interesse em ser conselheiro de namorados, será iniciado um treinamento. Entrem em contato comigo. Namorando, sozinho ou casado você será muito bem-vindo. Que Deus os abençoe grandemente e não se esqueçam, divulgue esse Ministério! (VF – redacao@lagoinha.com).
Fale comigo!
Ministério dos Namorados
Tel.: (31) 3429-9400 – Casa Pastoral, ou pelo tel.: (31) 8489-3057 – Pr. Richarde Guerra. Email: namoradosibl@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário