domingo, 5 de abril de 2009

APRENDENDO A SE RELACIONAR COM OS PAIS DE SEU (SUA) NAMORADO (A).


Infelizmente é muito comum em nosso país desmerecermos o sogro e (principalmente) a sogra. É do folclore popular piadas e ditados grosseiros sobre eles. Em outras culturas não é bem assim, em inglês sogra é mother in law, que significa mãe na lei. De fato uma boa relação com os sogros nos permite ganhar uma nova mãe e um novo pai. No bom relacionamento e valorização dessas pessoas está uma das mais importantes chaves para o sucesso de uma relação que está só começando, o namoro.

A Bíblia mostra que os sogros são pessoas de autoridade sobre a vida de seu namorado ou sua namorada, e dignos de honra e respeito (Colossenses 3:20 e Êxodo 20:12). Por mais que às vezes sejam super protetores, te vejam com desconfiança e mesmo que não sejam evangélicos; você deve buscar sempre ter paciência e amá-los, dando assim um bom testemunho e ganhando aos poucos a confiança deles. É um terrível equívoco se colocar em confronto e pressionar seu namorado ou namorada a tomar partido em qualquer questão em que você esteja em divergência com seus sogros, nunca submeta o seu companheiro ou companheira a tal escolha, é cruel e anti bíblico.

Não seja como Pedro, inconveniente, a passagem da cura da sua Sogra mostra que ele levou Jesus e os discípulos a casa dela estando ela doente (Mateus 8: 14). Tanto que logo que foi curada teve que se levantar e servir aquele monte de visitas. Certos namorados acham legal bater de frente com seus sogros para marcar território, que triste caminho é o da inconveniência...

Seus sogros têm muito a oferecer ao seu relacionamento, a experiência de vida deles e bons conselhos sempre serão bem vindos. Veja como Jetro foi útil a Moisés quando o aconselhou sobre a organização do povo de Israel no deserto (Êxodo 18: 17-22).

Por isso aproveite essa relação da melhor forma possível, pois se você casar eles serão seu pai e sua mãe também.

::Por Pr. Richarde Guerra.
richarde.guerra@lagoinha.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário